UA-45536828-1 MACRO - AMBIENTE : TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL: PLANTIO DIRETO PRESERVA SOLO E ÁGUA.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL: PLANTIO DIRETO PRESERVA SOLO E ÁGUA.










O Sistema Plantio Direto (SPD) tem contribuído para reduzir os problemas que a forma tradicional de manejo do solo acarreta. Quando sustentável, promove baixa emissão de carbono, valoriza e fixa o homem no campo. Sua virtude ambiental é viabilizar a qualidade do solo e da água. Em termos econômicos, promove o incremento da produtividade e a estabilização da produção agrícola em quase todo o País.

Com a forma tradicional de manejo, a terra era arada e gradeada com muita intensidade e frequência; com o SPD, não se revolve o solo, a ordem é parar de arar e gradear, para evitar sérios problemas, como a compactação, erosão, assoreamento e contaminação das águas com pesticidas, devido ao carreamento, pela enxurrada, de materiais do solo para os rios.

Quando se ara e gradeia, perdem-se solo e água, devido à erosão causada pela chuva (nutrientes também são carreados junto com o solo).

Como resultado, tem-se a degradação das terras, a queda da produtividade agrícola, o assoreamento dos leitos dos rios e a eutrofização (enriquecimento das águas por nitrogênio e fósforo), que promove a proliferação de algas e plantas aquáticas, que, por sua vez, roubam oxigênio e provocam a mortandade de peixes e poluição dos corpos hídricos.

O SPD preserva solo e água, recursos naturais que não podem ser vistos separadamente. Esse sistema é caracterizado pela manutenção, durante o ano todo, de plantas em desenvolvimento (atividade fotossintética máxima) e de raízes vivas (ativas e efetivas), mediante o uso da máxima biodiversidade. As plantas promovem a cobertura permanente do solo, por meio de sua parte aérea (viva) e de seus resíduos (cobertura morta). As raízes vivas são responsáveis pelos efeitos benéficos e manutenção da qualidade física, química e biológica do solo. Para que isso seja possível, é necessária a utilização de todo o arcabouço conhecido de práticas agrícolas conservacionistas, como por exemplo, a consorciação de culturas e de formas de exploração agrícola e a rotação, no espaço e no tempo, das espécies cultivadas e das atividades econômicas agrícolas.


Em decorrência, o impacto das gotas de chuva sobre a superfície do solo e o escoamento superficial da enxurrada é diminuído, e a infiltração de água no solo é aumentada, fazendo com que a taxa de erosão seja quase nula. O solo fica enriquecido com matéria orgânica, com nutrientes e sua temperatura é mantida estável. A rotação e a consorciação de culturas também propiciam menor incidência de pragas e doenças, diminuindo o uso de agrotóxicos e o custo de produção das lavouras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário